Música

A Morte do Rock n' Roll

Pedras que Rolam pelo Tempo

 

O Rock, originalmente e a grosso modo na tradução da língua portuguesa "Pedra", não quer dizer nada, bom, se formos refletir um pouco sobre a tradução na nossa língua.

A Pedra. Não é necessário (e nunca foi) pesquisar no oráculo do século XXI, o nosso Google de cada dia, o que é pedra. Seria um objeto da natureza, sem forma - a não ser a que foi dada pela própria natureza - uma imagem que representa força e hoje possui várias utilidades.

O Rock possui semelhanças muito interessantes com as características mostradas anteriormente.

É sem forma - na linguagem do Rock - o gênero musical - nada é o que realmente parece ser. As letras, os mascotes, as figuras ilustradas na arte de algum álbum e as vestimentas dos músicos. Nunca foi possível resumir o Rock com apenas uma banda, ou até várias delas. A característica desse gênero não possui uma forma clara, cada apreciador da tal arte possui sua visão sobre o gênero.

Esculpida pela natureza e pelo tempo - Nenhum roqueiro diz que o rock dos anos 80's é a mesma coisa da década presente, é muito melhor ou muito pior. Vamos pegar The Beatles como exemplo. Foi uma banda da década de 60's, foi idolatrada por crianças e jovens - principalmente as moças - na época de seu maior sucesso. The Beatles não são comparados com uma Boyband de hoje em dia, pois, se The Beatles surgissem hoje, seria muito criticado pelos roqueiros por ser um "Justin Bieber da vida". 


Mas, Justin Bieber não é Rock. Back Street Boys, no qual o gênero seria Pop Rock, não é banda predileta dos roqueiros, mas, concluímos que o rock teve suas mudanças por todos estes anos. 

A natureza fez com que nossos ouvidos ficassem mais críticos, por isso, dizemos que não existe banda igual a The Beatles. O tempo fez com que as bandas evoluíssem. Mas The Beatles serão eternos.

A imagem de força - Em sua vasta história, o rock foi denominado como gênero musical dos ímpios, rebeldes, marginais, adoradores do demônio, etc. O que fez a população rotular desta forma todos os fãs de rock? A diferença do gênero musical para com os outros. 

Se a história da música tivesse som, no surgimento do rock daria para se ouvir um grande estrondo! Isso fez com que as pessoas pensassem: "Como algo tão forte surge assim, do nada e sem mais nem menos?" "E como pode, de uma hora para outra alterar as atitudes dos jovens que ouviam?" "Só pode ser do demônio!" Pronto, a interpretação de que o rock é do demônio durou por muitos anos, mas hoje é apenas uma lenda e todos que ainda possuem este pensamento são pessoas limitadas ou sem conhecimento. 

Seria Este o Fim?

Depois de tantas décadas de modificações, originalidade e força, será que finalmente ou infelizmente o rock está chegando ao seu fim?

Os solos de guitarra não são mais os mesmos - A guitarra elétrica - da mesma família dos baixos - já não possui tanta graça como antigamente. Depois de ouvir insessantemente músicas com solos ultrarápidos e no volume ensurdecedor já não tem aquela magia de querer vestir-se todo de preto, sair na rua e revoltar-se contra a sociedade. Dizendo que você será diferente de todas as outras pessoas. Aqueles fãns que tem o sonho de formar uma banda, depois de várias tentativas, vêem que não é algo tão simples como as letras das bandas dizem ou até mesmo o que mostram filmes.

Os mortos e o bons velinhos - Os músicos que ainda não morreram de overdose ou com um tiro, já são avós e avôs. Não tem mas o volêgo de antigamente. E algum deles não se agradam muito com os músicos e cantores que existem hoje.

   
Um por todos ou todos por um - O rock de hoje é apenas um estilo musical. A música eletrônica, sertanejo, funk carioca, samba, pagode, MPB, entre outros. São estilos que agradam a maior parte do público, e a geração presente não gosta apenas de um estilo musical. Durante um tempo atrás, o rock possuía a mensagem que só bastava ele para você ser uma pessoa descolada e diferente. Mas, que indivíduo consegue viver gostando apenas de um estilo de música? Você leitor que gritou em alto e bom som "EU!" Tome muito cuidado para não ser facilmente descartado da sociedade. Hoje em dia, para ser bem aceito, você precisa possuir uma mente aberta e sem preconceitos.

Enfim, o rock não está morrendo. E não será um estilo que morrerá com tanta facilidade. O que acontece é que o rock apenas passa por uma nova fase. Quem sabe os roqueiros possam abrir mão das suas bandas preferidas e passam a gostar de outras mais atuais. E aqueles que ainda possuem uma mente fechada dizendo que "só o rock presta", possam amadurecer e esquecer a velha ideia de que só as pessoas interessantes gostam de rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário