Comunicação

 

A Nossa Liberdade

 

A Importância de Ser Liberto

 

Contexto baseado no livro de George Orwell - 1984

 

Nossos conceitos foram ensinados pelos nossos pais, nossos direitos foram escritos nas leis e nas constituições, nossas idéias são frutos dos nossos pensamentos. E a nossa liberdade? De onde ela vem?

Durante toda a história da humanidade, as guerras, as maiores greves, os protestos que marcaram a história. A liberdade está sempre envolvida. É um direito pelo qual muitos buscam, como nos países que a ditadura ainda é mantida como lei.

O pesadelo

Se a liberdade tivesse boca, ela estaria amordaçada 

 

Imagine que um dia lhe é dito que a liberdade de expressão é crime. Tudo que você deverá fazer, projetar ou até pensar, deverá ser a favor de uma classe superior ou dos próprios ditadores e governantes. Imagine também que todo seu direito é tomado, e daqui por diante sua vida deve ser unicamente voltada para um poder autoritário. No qual, se existir algum homem que desobecer a lei imposta será sentenciado a morte.

Todos os dias você sente saudades do passado, em que tinha momentos de paz e tranquilidade na internet lendo o que lhe interessa e o que julga ser bom. Suas roupas já não há de serem coloridas e de seu gosto, foram substiuidos por ternos pretos. O que está usando hoje é um terno sujo e amassado, tem dias que você não recebe um novo dado pelo governo. 

A comida também é fornecida pelo governo, porém, o único jeito de desfrutar é comparecendo nos postos de abastecimento de comida. Elas vêm em pequenas caixas de papelão retangulares e já amassadas por causa do horrível serviço de transporte. Toda a comida tem tonalidade de cinza, desde o arroz até a mistura não muito variada. Um dia é carne de soja, outro dia, salsicha industrial.

Você está de pé no metrô lotado, são sete horas da manhã, todos estão indo sentido centro. Todo local de trabalho da cidade está localizado no centro. Então, todos os dias é um caos na hora da ida e na volta. O metrô já chegou no ponto de estar tão lotado que você não consegue mais colocar os dois pés de uma vez no chão, tem que ficar revezando, minuto o esquerdo outro minuto o direito. Os dias de trabalho são monótonos e o ambiente chega a dar náusea de tão cinza e branco. Sem cor e sem vida.

Vida presente

O tempo para refletir é hoje

 

Encontrou familiaridade nessas descrições? Não pense, "é mera familiarização" ou "coincidência". Pensamos que somos livres, mas, realmente somos?

Podemos incluir tudo no conceito de liberdade. Ela não possui limites, ou somos livres ou somos escravos. Quem impões as regras?

Será que realmente podemos expor tudo o que somos? E tudo o que é nosso, é realmente nosso?
Você não deve se cansar pelas perguntas aqui feitas, deve se cansar pelas mesmas respostas recebidas.

Não é possível viver em sociedade sem leis e não devemos viver sob uma utopia de sociedade perfeita. Mas na realidade, não é possível afirmar com certeza se vivemos LIBERDADE. 

Para você, o que é LIBERDADE?

Informações

 As descrições de anteriormente foram uma intertextualidade do livro 1984 de George Orwell. Na realidade, o livro foi publicado em 1949, porém o livro apresentava o título com uma data futurística (1984), hoje em dia há muito ultrapassada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário